PACIENTES ESPECIAIS

São considerados pacientes com necessidades especiais, todos os indivíduos que apresentam qualquer tipo de condição (alteração física, intelectual, social ou emocional) que os façam necessitar de um atendimento diferenciado.

As condições orais dos pacientes com necessidades especiais podem estar relacionadas directa e indirectamente com as desordens físicas ou mentais que os acometem. Os problemas dentários são frequentes nestes pacientes, uma vez que:

• São pacientes que possuem uma saúde oral insatisfatória, devido ao descuido, falta de habilidade, de paciência e de informação adequada dos seus responsáveis;

• A incidência de cárie dentária e gengivite é geralmente muito alta, dada a incapacidade destes pacientes para manter uma higiene oral adequada;

• Factores como serem respiradores orais, a existência de uma oclusão anormal, a prática de uma dieta cariogénica e o efeito de medicamentos contribuem igualmente para o agravamento do estado da saúde oral. Nos pacientes portadores de necessidades especiais, a prevenção é extremamente necessária, pois os tratamentos são na maioria das vezes de difícil execução. Frente a isto é fundamental a prevenção e a educação na saúde oral, pois a saúde oral interfere na qualidade de vida dos pacientes com necessidades especiais. Para tal devem ser realizados procedimentos preventivos que envolvam acções de rotina como: demonstrações explicativas sobre as formas efectivas de escovagem, a importância de hábitos alimentares saudáveis e menos cariogénicos possíveis, aplicação de flúor, remoção de tártaro e aplicação de selantes de fissuras.

O atendimento médico-dentário a pacientes portadores de deficiência mental ou física é altamente exigente, requer muita paciência, dedicação, habilidade e carinho.

Na Biuti Alvalade encontra uma equipa multidisciplinar de profissionais diferenciados (Médico Dentista, Higienista Oral, Terapeuta da Fala, Psicóloga, entre outros) tem como objectivo proporcionar um tratamento individualizado e adaptado às especificidades de cada doente.

Open chat
Hello 👋
Can we help you?