Algumas pessoas têm maior probabilidade de ter cáries que outras. Porquê?

A verdade é que existem algumas pessoas, que apesar de todos os esforços para manter uma boa saúde oral, têm maior propensão para sofrer de cáries.

Segue todas as práticas de higiene oral recomendadas e evita comer muitos doces, mas mesmo assim tem cáries de vez em quando?

A verdade é que existem algumas pessoas, que apesar de todos os esforços para manter uma boa saúde oral, têm maior propensão para sofrer de cáries. Muitas vezes, o aparecimento das cáries está associado ao estilo de vida dos pacientes, mas noutras vezes, as causas não são directamente controláveis.

Explicamos nos pontos abaixo os principais motivos pelos quais existem pessoas com maior tendência para a presença de cáries:

  • Esmalte dentário pouco resistente:

O esmalte dentário constitui a camada mais dura do dente que protege a dentina e os nervos de elementos externos que os possam deteriorar, como por exemplo as bactérias. Quem tem o esmalte mais fraco, tem um maior risco de ter cáries, uma vez que esta capa protectora não funciona como nas restantes pessoas.

A má qualidade do esmalte pode advir não só dos hábitos alimentares focados em açúcar ou carboidratos, como também ser resultado da genética ou do uso de aparelhos dentários.

  • pH da saliva desequilibrado:

O pH da saliva é definido pelo tipo de alimentos que cada pessoa ingere. Considera-se como um pH saudável, ou equilibrado, aquele que estiver entre os 6,8 e os 7,2.

Um pH muito alto ou muito baixo acabam por impedir a saliva de proteger os dentes da proliferação de bactérias e tornar o ambiente propício ao surgimento das cáries.

Consulte o seu médico dentista para identificar o pH da sua saliva e tome as medidas necessárias para o seu ajuste até aos níveis ideais.

  • Excesso na utilização dos dentes:

O desgaste dos dentes pode ser provocado, não só pelos hábitos alimentares já mencionados acima, como também pela força excessiva ao triturar e mastigar os alimentos, e outros costumes como morder objetos duros (exemplo: gelo) ou mesmo roer as unhas.

  • Genética:

Algumas variações genéticas podem impactar a tendência para o aparecimento de cáries, assim como o próprio tipo de bactérias mais comuns na boca.

  • Boca seca:

Quando as pessoas não produzem muita saliva, que acaba por ser um agente de protecção das bactérias da boca, a tendência para ter cáries é maior.

O sintoma de boca seca pode ser causado não só pela genética, como também pelos hábitos alimentares, tratamentos de radioterapia ou mesmo pelo uso de certo tipo de medicamentos.

  • Espaço entre os dentes:

Quando a estrutura dentária apresenta maiores espaços entre os dentes, esta é mais susceptível de reter as bactérias e outros microorganismos nocivos à boa saúde oral, e assim criar maior propensão para cáries.

Open chat
Hello 👋
Can we help you?